Acontece:
Translate:

Reflexões e esclarecimentos acerca da Psicologia






Untitled document

Por Glaucia Lucia Raad Barbosa*


Como psicóloga, me sinto na obrigação de trazer uma correta informação sobre o assunto, assim também como esclarecimentos sobre algumas confusões. Minhas afirmações a seguir são baseadas em minha formação como psicóloga clínica e psicanalista, em meus 21 anos de estudos nesta área, pós-graduações e experiência na área da Psicologia bem como em meus 28 anos como crista evangélica não sendo só ouvinte de banco de igreja, mas sempre servindo a Deus em diversos ministérios e estudando a Bíblia profundamente, não só nos dois seminários teológicos que fiz mas em meus particulares e constantes estudos bíblicos.

Principalmente no meio cristão, há muitas inverdades sobre a Psicologia sendo transmitido, o que tem trazido um prejuízo tremendo para a saúde e o bem estar de muitas pessoas, que, por causa destas inverdades que ouvem nas igrejas, são influenciadas e deixam de procurar ou se submeter a um tratamento psicológico ou psiquiátrico e mesmo medicamentoso quando necessitam, temendo estar fazendo algo contra a vontade de Deus.
 

Como conseqüência de terem ouvido estes absurdos, de terem sido ensinadas a pensar desta maneira errada, algumas pessoas na igreja evangélica chegam ao ponto de se acharem insultadas caso sejam aconselhadas a procurar um tratamento psicológico . Ou sentem que estamos insultando a Deus, pois se elas precisam ir a um psicólogo, e' porque Deus não foi capaz de curá-las. Isto é um absurdo e ignorância, não só com relação à psicologia, mas também com relação à Bíblia e ao conhecimento de quem é Deus.

 Alguns sem nada saber sobre nada, ou sem nunca terem participado sequer de uma única consulta com um psicólogo, psiquiatra ou psicanalista, criam verdadeiras teorias sobre quais são as técnicas utilizadas, quais seriam as técnicas certas ou erradas, e , os que acreditam que lhes é permitido, como cristãos, ir a um psicólogo, discutem às cegas qual seria o psicólogo melhor ou pior, o que se deve ou não procurar.

 Eu já fui incontáveis vezes ao dentista, mas não sei nada de odontologia e creio que o fato de eu ter me submetido a tratamento dentário muitas vezes não me dá o direito de comentar técnicas da odontologia. O bom dentista para mim é aquele que concerta meu dente. Se o dentista é crente , budista, espírita, isto não vai determinar se o dentista vai ser bom ou não. Nunca perguntei a religião de meus dentistas. O bom dentista é aquele que é capaz de aplicar com competência as técnicas que aprendeu e consertar meu dente.

 O mesmo raciocínio pode ser aplicado a qualquer outro profissional. Mas por algum motivo que não consigo compreender, pessoas que nunca sequer foram a uma única consulta com um psicólogo, se acham no direito de dizer quais são as técnicas certas ou erradas utilizadas pelos psicólogos e tecem e transmitem teorias inteiras criadas por eles sobre a psicologia.

Alguns pastores chegam ao cumulo de afirmarem em púlpitos que cristão não deve ir a psicólogo, pois não precisa, Deus fará tudo por eles. Ou que técnicas psicológicas não servem para os cristãos. Esquecem que somos instrumentos pelos quais Deus age. Esquecem que nossos talentos foram dados por Deus. Ficam ensinando as pessoas a serem infantis e a buscarem sempre soluções mágicas e fáceis para todos os problemas. Com isto, atrapalham a vida de muitas pessoas que poderiam ser curadas de sérios problemas pelos profissionais da psicologia.
 
Alguns pontos precisam ser esclarecidos:

1. O psicólogo bom não é o psicólogo crente, mas o psicólogo que é capaz de aplicar com competência as técnicas que aprendeu para curar o paciente. Quantos psicólogos crentes têm por ai que não sabem nada e nada fazem pelo paciente por falta de conhecimento. O psicólogo, assim como o dentista, ou qualquer outro profissional, pode ser crente ou não,isto não terá a mínima importância.

Alguns evangélicos dizem que o profissional crente é que é o bom, pois não vai dizer nada contra a Bíblia ou influenciá-lo a abandonar a vida espiritual com Deus. Deixe-me esclarecer: assim como o dentista conserta o dente utilizando certas técnicas e isto não vai levar ninguém a se afastar de Deus, ou mudar de partido político, ou destruir o casamento, o BOM psicólogo também vai utilizar especificas técnicas para levar o paciente à cura de traumas, eliminar comportamentos patológicos ou curar sintomas físicos que sao conseqüência de somatizacões, etc. O BOM psicólogo não induz ou influencia ninguém a nada.
 
2. Muitos cristãos dizem que só se tratam com psicólogos crentes, pois Deus vai usar o psicólogo crente para a sua cura. Isto já é uma falta de conhecimento Bíblico. Absolutamente tudo e todos os seres que existem estão debaixo da autoridade de Deus.

Dizer que Deus usa o psicólogo crente para fazer o bem e o psicólogo não crente pode ser usado pelo diabo para prejudicar o paciente é o mesmo que dar ao diabo o poder de ser e agir independente da vontade de Deus. Até mesmo o diabo e seus demônios comandados estão debaixo da autoridade e obedecem a vontade de Deus. Eles só agem se Deus permite ou ordena.

Portanto, ter medo de ir a um bom psicólogo por ele não ser crente é uma tremenda falta de fé de que Deus está no controle de sua vida e cuidando de você. Novamente, lembremos de que a religião não é o que vai fazer o psicólogo ser um bom ou mal profissional e sim a aplicação competente das técnicas em favor da cura. Se sua vida está realmente nas mãos de Deus, Deus te mostrará um BOM psicólogo caso você precise, e ele pode não ser crente.


 3.  A psicologia é uma ciência como muitas outras e foi criada para o bem dos seres humanos.
Como em todas as outras profissões, existe o bom e o mau profissional, os honestos e éticos e os charlatões.
Infelizmente, como tudo na vida, esta ciência também pode ser mal utilizada, se estiver nas mãos de um mau profissional. O que todos têm que fazer ao procurar qualquer profissional, de qualquer área, é buscar referência sobre o trabalho deste profissional, com antigos pacientes ou no Conselho Regional da profissão.

 4. Todas as ciências, todo o conhecimento vem de Deus que os revela para que possamos ter uma qualidade de vida melhor. Para o bem da humanidade. A nossa felicidade é um desejo de Deus. O diabo não revelaria nenhuma ciência que pudesse fazer bem e curar os seres humanos, pois está escrito na Bíblia que “o diabo veio para matar, roubar e destruir” .

Se você caiu nas mãos de um psicólogo que foi "usado pelo diabo" e te causou mal, talvez você nao estivesse seguindo a orientação de Deus na escolha deste psicólogo, pois Deus não guia ninguém para o mal, a não ser que haja um propósito de Deus para isto. E se há psicólogos que fazem mal, que são "usados pelo diabo", lembre-se de que isto pode acontecer em todas as profissões . Inclusive  pastores. Lembre-se de que só os seres humanos vivos é que podem ser "usados pelo diabo" e não uma ciência , que é um conjunto de conhecimentos. Portanto, a ciência da psicologia não vem do diabo, e não pode ser "usada pelo diabo".
 
 5. A psicologia é uma ciência que tem um vasto campo de atuação, onde uma enorme variedade de técnicas são utilizadas. Definir a psicologia como um mero bate-papo ou reduzi-la a uma mera utilização de técnicas de programação com palavras positivas é um insulto aos bons profissionais que se dedicam seriamente por muitos anos ao aprendizado e aplicação de técnicas a fim de curar, de eliminar a dor e fazer bem ao ser humano. Portanto, por favor, não invente ou divulgue que tais ou tais técnicas seriam supostamente utilizadas não se sabe em que área de atuação. Não produza ou divulgue inverdades.
 
6. Caso uma pessoa precise de se submeter a um tratamento de psicoterapia, psicanálise ou psiquiátrico, não estará fazendo algo fora ou contra a vontade de Deus, pois Deus quer o nosso bem estar e permitiu que todas as ciências viessem a se desenvolver para o nosso bem. Portanto, estar contra a vontade de Deus é não procurar ajuda de uma ciência que existe para nos fazer bem. Ser infeliz ou permanecer doente é que é ficar contra a vontade de Deus.
 
7. É um erro nos posicionarmos contra as ciências, que nos foram dadas por Deus. Muitos perdem tempo de suas vidas discutindo e dizendo que os cientistas e a ciência são contra Deus. Mais uma vez, repito, a ciência só existe pois nos foi revelada por Deus, e os cientistas são instrumentos do desenvolvimento das ciências. Assim como existem cristãos que perdem seu tempo se posicionando contra os cientistas e a ciência, existem cientistas que gastam toda a vida utilizando os conhecimentos que aprenderam tentando provar que Deus não existe. Infelizmente todos têm livre arbítrio e gastam suas vidas e seus conhecimentos como querem. Não vai ser porque um louco começa a dizer que a água é um veneno que eu nunca mais vou tomar água sem procurar saber de onde saiu esta informação.
 
Portanto, não divulgue informações sem conferir e não se deixe influenciar por nada sem buscar a verdade sobre o assunto. Espero que estes esclarecimentos tenham sido uteis para você.  Obrigada pelo seu tempo.


* Glaucia Lucia Raad Barbosa é bacharel em Psicologia, com Especialização em Gerência de  Recursos Humanos e Grupoterapia Analítica.




EXPOSITOR CRISTÃO

Missão
Leia as informações da Igreja Metodista no Brasil. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

A mulher aprazível obtém honra, e os homens violentos obtêm riquezas.


PROVÉRBIOS 11.16

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 99758.6510
Desenvolvido por: