ANDAMOS POR FÉ
Pastor Augusto Piloto*
O grande desafio bíblico para nós é andar pelo que cremos e não pelo que vemos. É cômodo andar pelo que vemos. Parece seguro andar pelo que vemos. Contudo, andar apenas pelo que vemos é perigoso. Nossa visão é defeituosa, nos engana, é limitada.
Não conseguimos, por mais que esforcemos, enxergar além dos nossos olhos. Não conseguimos ver o depois. Não conseguimos ver com clareza. Precisamos de ajuda, precisamos de visão, precisamos transpor nossas limitações.
Como Tomé, preferimos andar por vista e não por fé. Como Ezequiel, só conseguimos enxergar vales de ossos secos. Como Geazi, só enxergamos o inimigo e as dificuldades. Muitas vezes, somos totalmente cegos como Bartimeu, com os olhos doentes. As colocações populares de que não se enxerga um palmo além do nariz e o pior cego é o que não quer ver, se aplicam em algumas circunstâncias de nossas vidas.
Nossa cegueira consiste em nossa insensibilidade espiritual, da nossa incapacidade de reconhecer a vontade de Deus, de enxergar com os olhos Dele. Jesus precisou mostrar suas mãos furadas para Tomé crer. O Senhor desafiou Ezequiel a ousar profetizar i mudar uma realidade além dos seus olhos. Eliseu precisou orar pedindo ao Senhor que abrisse os olhos de Geazi e ele pudesse ver que maior era o que estava com eles do que com o inimigo.
Andar por fé e não vista é um desafio de cada dia. Desafio você a viver nessa dimensão. Desafio você a ousar, a ir além. Talvez você precise fazer a oração semelhante à de Elizeu: abra os meus olhos Senhor, quero ver com os olhos da fé.
Jesus está te perguntando: “Que queres que eu te faça?” Responda com sinceridade como Bartimeu: “Mestre que eu veja”. Ande por fé e não por vista.
Sê tu uma benção
* Pr. Augusto Piloto é pastor da Igreja Metodista Central em Aracaju e superintendente distrital NE 5
Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
SALMOS 50.23