Acontece:
Translate:




Untitled document

Santificação ou Perfeição Cristã

Introdução


O termo "santificação" tem dois sentidos básicos: o primeiro entende a santificação como uma posição, estado ou relação e é traduzido por "separação", "corte", "consagração para uso exclusivo". Era santificado tudo o que era separado do comum ou secular, para uso sagrado.

O segundo significado diz respeito à condição, estado, ou processo que leva a uma transformação interna e que resulta em pureza, retidão moral e pensamentos santos expressados por meio de uma vida de piedade e de bondade, em relação a Deus e ao próximo.

Textos Bíblicos

• Mt 5:43-48 - O aspecto da santificação através do amor.
• Fl 2:5-11 - Ter a mente de Cristo, a mente de abnegação e de esvaziamento, tudo em benefício de outrem.
• Ef 5:25-27 - Cristo santifica sua Igreja ao lhe dar sua Palavra de verdade, amor e libertação.
• Hb 12:10 e 14 - A santificação, incluindo a pureza de coração é essencial à salvação final.

2 - A SANTIFICAÇÃO NO PENSAMENTO DE JOÃO WESLEY:

Para Wesley, a Santificação e Perfeição Cristã, "são dois nomes para definir a mesma coisa. Não há perfeição na terra. O ser humano tem sempre necessidade de crescer em graça e avançar diariamente no conhecimento e no amor de Deus". (Sermões de Wesley, vol. 2, pg 286).

Não existe, nesta vida, uma perfeição tal que implique na dispensa da obediência dos mandamentos de Deus e da prática do bem a todos os seres humanos, enquanto há tempo. Enquanto vivermos estaremos sujeitos à ignorância e ao erro nas coisas não essenciais à salvação, bem como às tentações e fraquezas próprias de nosso corpo corruptível.

3 - EM QUE SENTIDO PODEMOS ALCANÇAR A SANTIFICAÇÃO OU A PERFEIÇÃO CRISTÃ?

João Wesley entende por uma pessoa que alcançou a santificação ou perfeição cristã "aquele em quem existe a mente de Cristo e que anda como Cristo andou; aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que foi lavado de todas as impurezas, que não é motivo de tropeço para os outros". É aquele sobre quem o pecado não tem mais domínio (Romanos 6:11)."

Em I Jo 5:18 lemos: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado, antes, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não o toca".

4 - COMO SE REVELA A SANTIFICAÇÃO?

A santificação se revela através da vida da pessoa que pode afirmar: "estou crucificado com Cristo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim".

Esta pessoa ama a Deus e o serve com alegria; ama a seu próximo como a si mesmo. E isto se expressa por sua misericórdia, bondade, mansidão, tolerância, bem como na prática das obras de fé e amos. Tudo quanto faz é em nome, no amor e no poder de Cristo.

5 - A SANTIFICAÇÃO É OBRA DO ESPÍRITO SANTO:

O Espírito Santo habitando em nós, conduz o processo da santificação que se inicia com a fé em Jesus Cristo, o perdão dos pecados e a regeneração de nossa vida.

O Espírito Santo santifica nossa vontade de tal maneira que passamos a escolher o BEM e dizer NÃO ao mal e ao pecado. Fica-se livre para não se cair em tentação. Nossa opção passa a ser a de Cristo; nossa vontade e nosso viver só tem sentido se são a vontade e o viver do nosso Mestre.

O Espírito Santo leva-nos a traduzir a santificação em OBRAS (= SERVIÇO). Não é a santidade buscada em conventos, isoladas das aflições e tentações do mundo. Nem é aquela que se nutre na comunhão com Deus e com os irmãos da fé, como em um refúgio, isolando-se e alienando-se das necessidades dos outros que estão fora do círculo dos cristãos.

O amor transborda de tal maneira nos corações das pessoas santificadas pelo Espírito Santo que é impossível a elas ficar quietas perante a injustiça, a falsidade e todas as outras necessidades das criaturas de Deus.

6 - CONCLUSÃO

Ansiar pela santificação é ter um objetivo overnando todos os nossos sentimentos. É querer dedicar a vida a Deus e devotar tudo o que somos a Ele. É querer ter a mente de Cristo que nos capacita a andar como Ele andou; é ser livre para escolher sempre o bem e não pecar. É ter tanto amor que amar passa a ser tão natural como respirar.

 




COMPARTILHAR - 2016

Missão
Leia as informações da missão da Igreja Metodista na Região Nordeste. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco.


II CORINTIOS 13.4

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 3202.3050
Desenvolvido por: