Acontece:
Translate:




Untitled document

Testemunho do Espírito

Introdução

"Coube aos Metodistas o terem compreendido, explanado e defendido, mais de perto, restaurando esta grande verdade do Evangelho, após ter estado por muitos anos quase perdida e esquecida." (Sermões de Wesley, Vol I, pg 220).

Textos Bíblicos:

• Rm 8:14-16 - O Espírito de Deus mostra nossa filiação;
• Lc 18:9-14 - A diferença entre a certeza da salvação e a segurança de um "estado espiritual conveniente";
• Mt 25:36-46 - A alegria do cristão pode ficar obscurecida pelas provações. Não deixará porém de existir e de se manifestar depois;
• Gl 4:6 - Deus fala de maneira direta e imediata a nós.

2 - O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO:

O testemunho do Espírito é uma impressão íntima feita sobre nós, pela qual o Espírito de Deus testifica diretamente ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Passamos a ter consciência de que Cristo nos ama e deu-se a si mesmo por nós; e que todos os nossos pecados são cancelados. Estamos, então, conciliados com Deus.

Este testemunho precede nosso amor a Deus e a santidade de vida, bem como o testemunho de nosso próprio espírito que somos filhos de Deus. É a partir da tomada de consciência, da certeza íntima e profunda de que fomos perdoados e reconciliados com Deus porque Ele nos amou primeiro, sem que merecessemos isto, é que acontecem as outras coisas: o amor a Deus e o nosso próprio testemunho.

Durante muitos anos John Wesley não teve esta consciência: ele duvidava de haver sido totalmente perdoado e de ser filho de Deus. O testemunho do Espírito é imediato e direto (Gl 4:6); não é resultado de reflexão ou argumentação. Ele nos faz crer e permitir que a vida, a partir daí, seja vivida pela fé em Cristo, que nos ama e morreu por nós. Ele nos faz chamar a Deus de "Pai"como a criança que depende e espera tudo de seus pais. Ele ainda nos dá a certeza de que só é possível nossa justificação perante Deus, pelo que seu filho sofreu por nós.

3 - O TESTEMUNHO DO NOSSO PRÓPRIO ESPÍRITO:

Do mesmo modo que temos conciência de que estamos vivos, podemos ter a evidência de que somos filhos de Deus, quando descansamos nesta certeza; quando percebemos que amamos a Deus e nos alegramos em fazer sua vontade.

"O testemunho do nosso espírito manifesta-se em termos da íntima convicção, evidenciando, acima de toda dúvida razoável, a realidade de nossa filiação divina"(Sermões de Wesley, vol I, pg 207).

A certeza da salvação, a segurança do perdão, a absoluta confiança de que o sacrifício de Cristo nos reconcilia com Deus, nos dá uma paz que ninguém e nada no mundo pode tirar. É a paz sobre a qual Jesus se referia: "A minha paz vos dou". Toda a dúvida sobre o amor de Deus é excluída da nosa vida e passamos, naturalmente, a produzir os frutos desta convicção.

4 - AS PROVAS DE QUE SOMOS FILHOS DE DEUS:

O fato de sermos filhos de Deus e a convicção disto se evidencia por:

a) Profundo sentimento de amor a Deus que se expressa na alegria de fazer a sua vontade, de obedecer-lhe, de participar da sua Missão, de estar em comunhão com Ele;

b) Sentimento de amor ao próximo que se expressa na misericórdia, paciência, tolerância, hospitalidade, cuidado no falar, etc;

c) Na prática da justiça. O filho de Deus enxerga a injustiça, denuncia-a e tudo faz para que se restabeleça a justiça;

d) Ele nasce de novo para Deus. O pecado e suas consequências não o atraem mais. Sua escala de valores é centralizada em Deus e toda a sua vida é dirigida por Ele (Ef 2:1-6).

5 - CONCLUSÃO:

A convicção de que somos filhos de Deus pelo testemunho do Espírito Santo e pelo nosso próprio espírito, não nos leva a ser pessoas extasiadas e estáticas.

Ela tem uma razão de ser: dá-nos PODER como filhos e HERDEIROS de continuar a obra de Cristo sem temor. Faznos responsáveis na concretização do plano de Deus para a instauração de seu Reino neste mundo e nos impulsiona à ação.

Alienar-se ou acomodar-se é negar este PODER. É urgente que façamos uso deste maravilhoso dom, aprppriando-nos inteiramente dele!

 




COMPARTILHAR - 2016

Missão
Leia as informações da missão da Igreja Metodista na Região Nordeste. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco.


II CORINTIOS 13.4

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 3202.3050
Desenvolvido por: