Acontece:
Translate:




Untitled document

Arrependimento

Introdução

A maneira característica do Antigo Testamento para expressar o arrependimento do ser humano para com Deus e dizer que houve uma volta, um retorno: o ser humano saiu do pecado e voltou-se para Deus. No Novo Testamento, o arrependimento é enriquecido em sua significação: ele é a mudança de mente; consiste na radical transformação de PENSAMENTO, ATITUDE, DIREÇÃO.

Textos bíblicos:

• Lucas 3:1-4: João Batista chama o povo judeu ao arrependimento, como indispensável preparação para sua participação no Reino de Deus;
• Mateus 4:17 e Marcos 1:15: Jesus inicia sua missão com o desafio do arrependimento e a promessa das Boas Novas, semelhante à mensagem de João Batista;
• Isaías 1:10-17: O povo é desafiado a voltar-se para Deus, fazendo o BEM, caso contrário ele não aceitaria o culto, o louvor ou a adoração;
• Amós 5:11-14: O arrependimento toma forma de imperioso chamado à obediência da aliança do povo com Deus. Se não se arrependesse, não teria vida;
• Lucas 18:9-14: Só pode haver arrependimento se o ser humano reconhece que é pecador. So assim ele pode ser justificado;
• Romanos 10:11-15: É preciso que alguém fale de Jesus, o que ele exige e a esperança da Salvação que nele há, , para que se oportunize o arrependimento e a seguir, creia nele (Jesus).

O que é arrependimento: Não podemos confundir arrependimento com remorso ou desespero. As emoções de tristeza ou remorso e as lágrimas que acompanham tais sentimento, não são o arrependimento e nem o tornam verdadeiro.

O arrependimento possui dois momentos, segundo os ensinamentos bíblicos: a auto-conhecimento e a produção das obras de arrependimento.

O AUTO-CONHECIMENTO é a correta compreensão do estado religioso de cada um de nós. Deus emprega muitos meios para nos fazer enxergar como realmente somos. O meio mais cumum é a Bíblia. Ela é como um espelho onde nos vemos tal qual somos.

O povo judeu por se julgar escolhido e ter assegurado provilégios que os gentios não possuiam, não conseguia enxergar sua condição de "raça de víboras", tal era o seu distanciamento da vontade de Deus. Foi necessário João Batista e o próprio Jesus mostrarem como o povo seguia a Lei mas não tinha compaixão; como observar as festas, os cultos e os sacrifício, mas não praticava a Justiça, o Amor e a Santificação.

Como nos arrepender de algo se nos achamos ótimos?

As OBRAS DIGNAS DO ARREPENDIMENTO eram exigidas do povo após o reconhecimento dos pecados: repartir as túnicas e os alimentos, não cobrar impostos injustos, não explorar o próximo, não roubar ou maltratar alguém. Por outro lado, praticar o amor e o serviço de Deus e ao próximo, andando a segunda milha, amando até aos inimigos e mostrando verdadeira transformação em sua CONDUTA.

Conclusão:

O arrependimento consiste no abandono do pecado e no voltar-se para Deus e seu serviço (ministério). A mente que é o âmago do ser humano, é radicalmente transformada pelo arrependimento. O arrependimento inclui a tristeza, e geralmente lágrimas, pelos pecados cometidos e dá oportunidade para que a Graça de Deus alcance o ser humano e o leve à justificação.

O arrependimento é o primeiro movimento para a salvação (Mt 4:17). Deus está nos convidando ao arrependimento e torna possível uma resposta positiva através de sua Graça Preveniente. Um cadáver nada pode responder, mas o pecador e pecadora até o último instante tem a oportunidade de fazer o primeiro movimento.

 




COMPARTILHAR - 2016

Missão
Leia as informações da missão da Igreja Metodista na Região Nordeste. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco.


II CORINTIOS 13.4

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 3202.3050
Desenvolvido por: