Acontece:
Translate:




Untitled document

Projetos, missão, avanço...Concílio da REMNE marca novo tempo no metodismo nordestino

 

“Este foi um Concílio de renovo”. As palavras da bispa Marisa Ferreira no final do XVI Concílio Regional resumiram o sentimento de diversos/as conciliares. Renovo temperado por massa e tijolo. Elementos que, no culto de abertura e de encerramento, estiveram presentes na liturgia, com o sentido de que não bastam ter os elementos para fazer a obra, é preciso dispor as mãos. Mãos que se unem, acreditam, trabalham!

 

Pois foi com a disposição para discutir, propor e tomar decisões que mais de 60 delegados/as, representando as igrejas metodistas dos nove Estados do Nordeste, participaram dos três dias de Concílio. Além da bispa Marisa, estavam presentes o bispo Adriel de Souza Maia (3ª Região Eclesiástica) e o bispo emérito Nelson Luiz Campos Leite. Convidados/as de instituições metodistas e parceiras, além de visitantes, também prestigiaram o Concílio.

 

Novas igrejas e congregações

O relatório episcopal e a apresentação dos superintendentes distritais (SD´s) tiveram em comum o relato de algumas conquistas no biênio 2008-2009. Entre elas, duas congregações que se emanciparam e hoje são novas igrejas: Guararapes (PE) e Teresina. No biênio, pontos missionários emanciparam-se e a REMNE tem novas congregações: Alagoinhas (BA) e Bessa (PB).

 

Mais membros na REMNE

Outra mostra de avanço na auto-proclamação - uma das ênfases da proposta de emancipação regional – foi o crescimento da Região em número de membros.

 

“Ultrapassamos a casa dos 4.500 membros, com dados de até setembro de 2009. E mais: além de ganharmos pessoas para Jesus, estreitamos o portal de saída. Este é um bom sinalizador”, destacou a bispa Marisa, em seu relatório.

 

Desafios para 2010-2011

Alegria pelos frutos colhidos e convicção de que ainda há campos a alcançar. No XVI Concílio foram discutidos desafios e ênfases da REMNE para o próximo biênio. Entre eles, também exposto no relatório episcopal, o de que não basta crescimento numérico, é preciso investir em ensino, capacitação, avanço e unidade. Nessa perspectiva foram apresentados dois destaques: o fortalecimento do projeto Sombra e Água Fresca (SAF) e o investimento em ações de revitalização, estímulo e fortalecimento da Escola Dominical.

 

O desafio da autonomia

Visando à conquista de sua emancipação, a Região Missionária do Nordeste traçou a PROPOSTA DE AUTONOMIA REGIONAL, apresentada aos conciliares do XVI Concílio Regional.

 

Para elaborar a proposta de autonomia regional foi designada uma equipe gestora, formada pelos pastores Dilson Soares Dias, Francisco Porto de Almeida Júnior e pelo administrador regional Marcus Vinicius. A equipe teve apoio profissional e especializado do consultor Sebastião Castro, irmão metodista da 1ª Região Eclesiástica.

 

A proposta foi elaborada a partir de resultados obtidos e que embasam as previsões para os próximos sete anos. Uma vez aprovada, a “Proposta de Autonomia Regional” será encaminhada ao próximo Concílio Geral, que deve ocorrer em julho de 2011. No entanto, a proposta hoje apresentada deverá sofrer adaptações e reajustes advindos dos anos 2010 e 2011.

 

Encaminhamentos da proposta

A proposta de autonomia da REMNE foi amplamente discutida pelo plenário, que fez perguntas e intervenções, respondidas pela equipe gestora. Depois do debate, o pr. Dílson Soares propôs que o concílio aprovasse as partes da proposta de autonomia que não tivessem objeções do plenário, ficando o restante da matéria sobre a mesa.

 

Dessa forma, procedeu-se à votação matéria por matéria da proposta de autonomia apresentada pelo grupo gestor, sendo aprovadas as partes da proposta referentes: ao auto-governo, tais como a ênfase na identidade metodista e na visão regional “Cada metodista, um/a missionário/a, cada lar, uma igreja”; e à auto-proclamação, como a ênfase na evangelização, na comunicação e no discipulado. No que se refere ao auto-sustento, a proposta foi parcialmente aprovada, ficando, conforme decisão da plenária, o restante da proposta para ser estudada nos concílios distritais e igrejas locais, até o prazo de seis meses a contar a partir de janeiro de 2010.

 

Concílio manifesta apoio à reeleição da bispa Marisa

No culto de encerramento, o pastor Dilson Soares, que integra a delegação ao Concílio Geral, pediu a palavra e expressou o desejo de toda a delegação eleita no sentido de manifestar apoio e orar pela reeleição da bispa Marisa Ferreira.

 

“Quem tem a capacidade de gerar são as mulheres...nosso desejo é de que tenhamos uma mulher para gerar uma nova Região aqui na REMNE”, disse o pr. Dilson, sob forte aplauso da plenária, que se manifestou favorável para que a reeleição aconteça.

 

Em tempo de ofertar

Ofertar vida, dons, talentos...Na devocional da manhã de sábado (28/11), a evangelista Rosely Veiga motivou os/as conciliares a dedicaram-se integralmente ao Senhor. E como símbolo dessa entrega, cada um/a levou sua oferta no altar. O resultado foi anunciado pela bispa Marisa no fim do dia: R$ 2000,000 (dois mil reais ofertados). Diante do anúncio, o plenário aplaudiu, em gratidão a Deus por tamanha dádiva.

 

 

  

 

 




EXPOSITOR CRISTÃO

Missão
Leia as informações da Igreja Metodista no Brasil. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas.


APOCALIPSE 4.11

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 99758.6510
Desenvolvido por: