Acontece:
Translate:




Untitled document

Neemias: referência e inspiração para a Igreja Metodista no Nordeste

 

“Assim edificamos o muro; e todo muro se fechou até a metade da sua altura, porque o povo tinha ânimo para trabalhar” (Ne 4.6)

Está nas páginas de Neemias o texto-base que inspira o tema do XVI Concílio Regional. E mais do que isso: passagens do livro serão fontes das diversas mensagens ministradas durante o Concílio. A bispa da REMNE, Marisa Ferreira, explica o porquê:

Neemias – uma inspiração

Foi avaliando os desafios gigantescos que Deus trouxe à memória o que nos podia dar esperança (Lam. 3: 20 a22). Ele é o maior interessado em que vençamos os obstáculos e caminhemos. Toda a bíblia é um relato da persistência divina em conduzir a humanidade para campos verdejantes (Sal.23). A bíblia fala deste Deus Trino, o que a faz nosso canto da Esperança. Cremos que ela é divinamente inspirada e “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeitamente habilitado para toda boa obra.” ( IITm.3:16-17).

Neste biênio (2010-2011)  Neemias é a porção da Palavra que nos relembrará que:

1-     Precisamos saber como anda a nossa gente (Ne.1 e IITm2:1 a 7);

2-     Ao saber das suas agruras, nosso coração precisa conectar-se ao Senhor e compadecer-se dos/as que estão em “Jerusalém”: terra assolada, desesperançada, abandonada (Ne.1:3);

3-     É preciso sentar, chorar, orar, jejuar e clamar pela libertação das jerusaléns  (Ne.1:4-11);

4-     Depois de orar, chorar e jejuar é preciso buscar saídas (Ne.2:1-5), ainda que para isto perca-se a comodidade (zona de conforto);       .

5-     A clareza da saída – a missão a ser cumprida – tem que mover o/a servo/a de Deus para junto do/a desolado/a. É preciso chegar bem de perto prá se ver que portas estão queimadas, quanto do muro está destruído, o que precisa ser restaurado. (Ne2:11-16);

6-     Depois disto reúne-se as lideranças e montam-se as estratégias (Ne.2:17-20 e Ne.3); 

7-     É preciso saber que nem todos/as se alegram com a restauração. Há aqueles/as que se beneficiam com o sofrimento alheio e preferem que nada se altere. Estes/as são os/as inimigos/as da missão. Ne 4:1-16;

8-     Porém é certo: a obra de reconstrução é mais importante que temer aos/as inimigos/as. Quem está em missão não tem tempo para “brigas pelo poder”. Quem está ocupado/a com a reconstrução não tem como abandonar o trabalho (Ne 4:16-23; Ne. 6);

9-     As ameaças se avolumam e são amedrontadoras. Porém, a convicção de fatos que se não vêm (Hb. 11: 1 a 6) é maior e por isto persevera-se. Famílias inteiras dispõem-se ao trabalho e constroem os muros com alegria. Ne. 4: 6; 4: 16 a 23.

10- Na obra da reconstrução o povo peca (Ne.5:1-12) e precisa reconhecer seus pecados, ser confrontado com a Palavra e arrepender-se (caps. 8 e 9);

11- E até mesmo por não conhecer a revelação de Deus em Jesus cristo, o povo de Deus pode esquecer-se da Graça e vangloriar-se na sua vocação a tal ponto que pode perder o foco missionário e embrenhar-se em um “orgulho” que o leve a desprezar os/as perdidos, ao invés de alcançá-los/as. ( Ne. 13: 23 a 24). Deus chamara este povo par ser restaurado com o propósito de que fizesse o mesmo com seus/suas semelhantes. Infelizmente Neemias não compreendeu assim e o propósito maior de Deus não foi alcançado em sua plenitude.

12- Mas graças a Deus que por misericórdia enviou o seu filho único e nele todos os povos podem alcançar a salvação – Jo 3:16;1:1 a 14; 8:12 a 59.

Marisa Ferreira – bispa da REMNE

"A clareza da saída – a missão a ser cumprida – tem que mover o/a servo/a de Deus para junto do/a desolado/a. "




COMPARTILHAR - 2016

Missão
Leia as informações da missão da Igreja Metodista na Região Nordeste. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco.


II CORINTIOS 13.4

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 3202.3050
Desenvolvido por: