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Bispo Josué comenta as diretrizes para a educação na Igreja Metodista






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Documento com as Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista – DEIM foi aprovado em 1982, por ocasião do XIII Concílio Geral. O DEIM, apresenta uma Igreja procurando estar presente no contexto social e cultural por meio da educação, seja no ambiente das igrejas locais, da Faculdade de Teologia e das Instituições de Ensino.

Ao fazer isto, a Igreja Metodista buscou superar a mera transmissão de conhecimento por ações educativas que fariam a mediação e aproximação do ensino propriamente dito com a realidade vivencial das pessoas da igreja e da sociedade em geral. Pelo menos estes aspectos estão presentes no documento com as Diretrizes.

O DEIM é aprovado pela Igreja em plena efervescência política do país. De um lado o governo militar e repressor e de outro os movimentos sociais buscando a transformação política e social, especialmente com o surgimento do movimento metalúrgico no ABC paulista. Esta efervescência política alcança a Igreja Metodista e desperta uma liderança reflexiva e voltada para a práxis libertadora e humanizadora da vida e da sociedade.

30 anos depois é possível indicar desafios relevantes entre as Diretrizes apresentadas para a educação secular, teológica e cristã, conforme expressões utilizadas no Plano de Vida e Missão e nas Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista.

A educação cristã deve atuar no contexto das igrejas locais, congregações, campos missionários, encontros e congressos, assinalando a eclesiologia da Igreja e sua  confessionalidade. Assim, a educação cristã deve receber por parte das igrejas locais a devida atenção e valorização, no sentido de se promover a capacitação e formação dos membros da igreja para o cumprimento da missão, bem como promover a Escola Dominical como lugar por excelência onde a tarefa educativa da igreja aconteça, seja para orientar novos membros, educar as crianças, jovens e adolescentes e preparar para os diversos ministérios.

Além disto, estabelecer um projeto educacional que ofereça as condições pedagógicas e didáticas para que os temas presentes no Plano Missionário Nacional sejam estudados e assimilados pela membresia da Igreja.A educação cristã é mais do que simplesmente a informação bíblica e o acúmulo de conhecimentos. Implica no ensino prático para atender as necessidades dos membros da igreja, objetivando-se o cumprimento da vida em sociedade e o cumprimento da missão. Numa igreja ministerial e missionária a educação é fundamental para o processo de preparação e de envio.

A educação teológica tem, entre os principais desafios a partir do DEIM, a missão de contribuir para que a Igreja saiba resistir ao movimento neoliberal que tende a minimizar a
formação teológica entre os líderes religiosos. Neste sentido, a educação teológica deve ser o “respirador” da Igreja e “oxigenador” do pensamento teológico, pois a educação teológica tem a missão de preparar aqueles e aquelas que serão os “guardiões/ãs” das doutrinas da Igreja e da sua missão. Além deste desafio, há o de aprofundar o carisma da vocação, o sentido de ter sido chamado/a por Deus. E é sempre bom ressaltar que vocação difere muito de profissão, principalmente se levando em conta a crise de mercado da mão de obra e da luta pela sobrevivência cada vez mais aguerrida. A espiritualização das necessidades básicas pode “vocacionar” muitos/as equivocadamente para exercer o ministério pastoral, por simples falta de opção profissional.

A educação secular, ou seja, a educação desenvolvida pelas Instituições de Ensino da Igreja, também encontra no DEIM referenciais e valores relevantes e instigantes num contexto de transformação do ensino como produto de mercado, como fazem muitas Instituições de Ensino particulares e visam à lucratividade. Neste sentido, nossas Instituições têm o desafio de reafirmar os valores de uma educação voltada para a vida, para a cidadania, para a responsabilidade social e para a práxis transformadora e humanizadora da sociedade.

É importante deixar registrado nesta breve reflexão que para a educação de uma forma geral são apresentados pelo DEIM 7 objetivos e 10 diretrizes gerais. Especificamente para a educação secular são apresentadas 6 diretrizes; para a educação teológica 8 diretrizes e para a educação cristã 10 diretrizes.Elas remetem a uma educação de concepção libertadora, conscientizadora, transformadora, capacitadora e humanizadora, onde o Reino de Deus é o eixo central e o maior referencial.

Ao fazermos estas considerações, alimentamos a reflexão sobre o tema da eclesiologia, que tem na educação a ação ministerial extremamente necessária. Que a Igreja Metodista continue trilhando por este caminho de forma a cumprir cabalmente com a sua missão.

Josué Adam Lazier
Bispo Honorário da Igreja Metodista




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