Começou nesta terça-feira, 26, a consulta internacional entre a Igreja Metodista no Brasil e Alemanha. A bispa Rosemarie Wenner, da Conferência da Alemanha e atual presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista Unida está em São Paulo-SP, acompanhada do Rev. Frank Aichele e da médica Ulrike Kirchner, ambos da Alemanha e membros da Junta Geral de Ministérios Globais.
O grupo se reúne na Sede Nacional da Igreja Metodista para trocar experiências e estreitar parcerias firmadas entre os dois países. “O intercâmbio é muito importante. Tudo isto é a luz de uma parceria de muito tempo. Queremos aprender mais com os metodistas brasileiros sobre evangelização e trabalho social”, disse a bispa Rosemarie ao jornal Expositor Cristão.
Nessa segunda-feira, 25, o grupo da Alemanha visitou dois projetos sociais da Igreja Metodista em São Paulo - Projeto ‘Semeador’ em São Caetano e o Projeto ‘Comunidade Povo de Rua’ na capital paulista. “Nas visitas eu notei o amor e a paixão com que essas pessoas trabalhavam. Verdadeiramente são locais que mudam e transformam vidas. As pessoas conhecem o amor de Jesus lá. Isto mostra que a Igreja Metodista não é só igreja em uma Catedral, em um edifício grande numa avenida movimentada. Mas sim uma igreja perto do povo”, declara a bispa da Alemanha.
Consulta – Durante a consulta internacional Brasil e Alemanha vão trocar experiências, avaliar o desenvolvimento de projetos em andamento e compartilhar propostas para novas parcerias. No primeiro encontro algumas informações foram compartilhadas. A Igreja Metodista da Alemanha tem 60 mil membros. São cerca de 500 congregações, muitas de pequeno porte. A estratégia é firmar parcerias - em especial com o Brasil, para fortalecer o trabalho.
De acordo com a bispa Rosemarie Wenner o metodismo na Alemanha trabalha atualmente com quatro focos: Evangelização, Ensino, Saúde e Trabalho com pessoas de baixa renda. “Entendemos que temos uma função profética junto à população alemã. O espaço entre rico e pobre está se tornando cada vez maior. Temos que colocar uma ponte neste buraco”, compartilhou a bispa. A Igreja Metodista também foi desafiada a participar deste projeto na Alemanha. A intenção é que nos próximos anos o Brasil envie missionários e pessoas de referência em projetos, como o Sombra e Água Fresca.
A consulta termina nesta quarta-feira, 27. O grupo da Alemanha permanece no Brasil até sábado visitando outros projetos no Rio de Janeiro-RJ e Recife-PE. Também participam da reunião: bispo João Carlos Lopes (representando a presidência do Colégio Episcopal), bispo José Carlos Peres, bispo Stanley da Silva Moraes, bispa Marisa de Freitas, rev. Paulo Roberto Garcia e a revda. Joana D'Arc Meireles.
Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
SALMOS 50.23