Mulheres Metodistas lutando pela vida humana: Jornada Ubuntu chega ao Brasil dia 18 de setembro
Ubuntu. Você pode não saber o que significa a palavra africana, mas certamente vivencia seu sentido mais profundo. Ubuntu é a abreviação para a expressão ngobantu ngumuntu ngabantu, que pode ser traduzida para uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas.
O bispo sul-africano Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz explicou certa vez: “ubuntu é a essência do ser humano. Você não pode viver isoladamente, você não pode ser humano se é só”. Foi com esta consciência de coletividade e amor cristão que as mulheres da Igreja Metodista Unida, dos Estados Unidos, iniciaram a Jornada Ubuntu 2011, projeto que está recebendo o apoio da Confederação de Mulheres Metodistas.
A Reverenda Rosângela Oliveira esteve reunida com representantes da Confederação, na Faculdade de Teologia, para acertar os detalhes da participação brasileira no projeto que tem, como ênfase missionária, o combate à múltiplas formas de violência contra a mulher e, em especial, a questão do tráfico humano. “O tema Mulheres metodistas discípulas unindo valores e fortalecendo a cidadania é sem dúvida a melhor porta de entrada para vislumbrar a Jornada Ubuntu”, comenta Leila de Jesus Barbosa, vice-presidente da Confederação.
A Jornada Ubuntu Brasil 2011 será uma viagem na qual as Mulheres Metodistas Unidas dos Estados Unidos participarão, junto com as irmãs brasileiras, de ações de conscientização para a eliminação da violência. Elas estarão no Brasil de 18 a 30 de setembro e já tem na agenda de viagens também a Índia, Rússia e Irlanda do Norte.
Na foto abaixo, representantes da FaTeo e da Confederação Metodista de Mulheres em reunião com a Revda Rosângela Oliveira, Missionária Regional na América Latina da Divisão de Mulheres da Junta Geral de Ministérios Globais da Igreja Metodista Unida (ao lado do Prof. Paulo Garcia, reitor da FaTeo).
Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
SALMOS 50.23