É inquestionável que o esporte, de uma forma geral, mexe com as pessoas em todo o mundo. E no Brasil não é diferente. Como exemplo do esporte, quero citar o futebol, onde valores exorbitantes são pagos por jogadores. Este mercado tem movimentado milhões e milhões de dólares e euros em contratações milionárias (O passe do jogador português Cristiano Ronaldo custou cerca de 94 milhos de euros, penso) - imagine esta soma sendo empregada em missões? Êta glória!
Existe uma peculiaridade nisso: o que determina os valores dessas contratações é a modalidade esportiva e a posição que o atleta ocupa. Por exemplo: no futebol, quem joga na posição de atacante e faz muitos gols, está mais em evidência e conseqüentemente vale mais. A mídia pode massificar tanto positiva como negativamente o tal atleta. Agora pergunto: quanto vale um intercessor/a? Gostaria de lembrar que homens e mulheres de Deus podem mudar o rumo de nações e até da própria história por causa de suas intercessões e orações. Intercessores/as sempre foram a boca de DEUS aqui na terra, e ainda o são... ALELUIA!!!
Em um time também é assim, muito diferente de um corpo. Em um corpo todos têm o mesmo valor, cada célula tem sua função para o bom andamento do corpo. Os/as intercessores/as são as nossas pedras preciosas com valores incalculáveis que sustentam a Igreja em oração. Muitas vezes nem sabemos seus nomes, apenas os/as denominamos de irmãos e irmãs.
O tempo de vida de um atleta no futebol gira em torno de 35 anos, depois já era... a maioria dos/as intercessores/as é constituída por pessoas maduras, algumas já estão bem cansadas, mas que são renovadas e fortalecidas a cada manhã pelo Senhor... (Is. 40:31).
A verdade é que valorizamos mais quem está em evidência e nos esquecemos de quem está nos bastidores, mesmo sabendo que no coração de um/a intercessor/a não há a necessidade de notoriedade, pois sabe que ele/a é igual ao vento, ninguém vê, mas sabe que existe também como vento é levado pelo Espírito Santo, para onde Ele quer ALELUIA! É o nome do Senhor que deve ser honrado.
Um jogador sustenta famílias, amigos e seus desejos mais caros. Um intercessor /a muitas vezes nada pede para ele/a, pois sabe que o seu Senhor cuida dele/a em tudo, eles/a sustentam famílias, igreja, amigos, bairros, cidades, Estados, Países, nações, até mesmo por pessoas que nem conhece, mas são cobertas com suas intercessões e orações contínuas.
Temo que esta geração não aprenda a importância da intercessão e assim a Igreja no futuro seja desprovida de guerreiro/a de oração.
Em nossas igrejas locais, congregações, pontos missionários ou pequenos grupos, temos uma riqueza incalculável que está de joelhos constantemente orando sem cessar em todo tempo, não pelo seu benefício próprio, mas por amor ao Senhor e ao reino. Vamos garimpar essas pedras preciosas e lhes dar o devido valor sendo agradecidos/as por eles/as, ativando-os/as e investido neste tão grande e abençoado ministério.
OBS: Continuamos a orar pelo Concílio Geral
Do servo, Helder Bastos, coordenador regional de intercessão - REMNE
Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
SALMOS 50.23