04/03/2013 - 22h28min
- atualizado em 06/03/2013 - 22h48min
fonte:
Desde 1997, a Ação Metodista junto ao Povo Tremembé é parte de um projeto construído ao longo de alguns anos, desde quando os Tremembé iniciaram a organização de sua escola diferenciada em 1991. Em 2001, eles tomaram a iniciativa de criar um curso de magistério específico, com o apoio de parceiros e a atuação decisiva da Igreja Metodista, através da missionária Karla Virgínia, já inserida no campo de produção dessa escola.
Nessa caminhada, a Igreja Metodista, através da REMNE, desde o início, fez-se presente e solidária, e assim tem sido até hoje, tendo construído uma relação de respeito e confiança com o povo Tremembé.
Magistério Pé no Chão: a academia aliada as tradições
A partir de 2006, continuando o processo de formação diferenciada de seus professores, os Tremembé iniciaram o MITS – Magistério Indígena Tremembé Superior, construindo coletivamente seu Projeto Político Pedagógico. Em 2009, o Curso veio a ter apoio do MEC e da Universidade Federal do Ceará- UFC, reconhecendo o percurso já realizado e aportando recursos financeiros e humanos para a continuação do Curso.
É importante destacar que todo o Curso foi realizado nas aldeias Tremembé de Almofala, com a participação não só dos professores, mas também de lideranças e demais membros da comunidade, numa dinâmica de troca e interação entre os saberes tradicionais Tremembé e os saberes acadêmicos, sendo por isso chamado de “Magistério Pé no Chão”, pois é da terra que os Tremembé tiram forças para lutar e seguir em frente, resistindo a todas as ameaças à sua integridade física e cultural.
Colação de Grau: uma história de Resistência e Solidariedade
No dia 06 de março, os 36 professores Tremembé estarão colando grau na Concha Acústica da UFC, em Fortaleza, coroando uma caminhada de muitas dificuldades, mas também de inúmeras conquistas. Esta é uma vitória significativa, que o Povo Tremembé compartilha com a Igreja Metodista, posto que, em todas estas ações a Igreja tem sido presente, desde 1997, de maneira forte e decisiva, visando, através da Educação Escolar Indígena, na assessoria pedagógica e política, fortalecer a organização e mobilização do povo Tremembé.
Veja o convite
Vitória Tremembé, uma grande conquista da Remne
No dia 26 de fevereiro a Bispa Marisa de Freita esteve na tribo e conversou com os/as formando/as de Tremembés de Almofala sobre a parceria da Igreja Metodista no projeto de educação difrenciada. Para a Bispa o projeto diferenciado e que já apresenta frutos. " É algo maravilhoso e que já dá fruto", comemora.
Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
SALMOS 50.23