Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC) da Igreja Metodista tem nova coordenadora. O ato de posse aconteceu durante o 21º encontro nacional que ocorreu na Faculdade de Teologia, em São Bernardo do Campo/SP no último domingo.
Os alvos da nova coordenadora nacional, Rogéria Valente (1ª Região), é somar esforços para que as crianças possam ser ainda mais beneficiadas. "Minha expectativa é que nossas crianças sejam percebidas nas comunidades de fé, reconhecidas como parte do rebanho, bem atendidas pelas pessoas que junto delas exercem os seus ministérios nas igrejas locais", disse a nova coordenadora.
Rogéria destacou também a importância de colaborar em todas as esferas da Igreja. "Quero contribuir com a caminhada dos ministérios regionais, distritais e locais de trabalho com crianças em cada uma de nossas regiões eclesiástics e missionárias", enfatizou.
O evento que acontece anualmente reuniu 70 pessoas de várias partes do país. A ex-coordenadora que esteve à frente do departamento por seis anos consecutivos, Elci Lima, abriu o evento seguido da palavra de boas vindas do Diretor Administrativo da Fateo, pastor Otoniel Ribeiro na noite de sexta-feira, 20.
A palestra "O Compromisso da Igreja com as Crianças" foi à tônica do responsável pelo Programa de Vida Comunitária e de Ações Eclesiásticas da Fateo, pastor Jonadab Domingues. Ele ministrou na sexta-feira, dia 20. A palestra foi baseada na pesquisa para a dissertação de mestrado defendida em março deste ano.
Um dos pontos abordados foi à importância do trabalho do Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR) de São Bernardo do Campo e a parceria da Igreja Metodista desde a fundação do PMMR. Uma dinâmica de integração dirigida pela Gláucia Dias e adolescentes da Igreja em Vila Pires e Mauá uniu ainda mais o grupo na noite de sexta-feira.
O Coordenador Nacional de Educação Cristã (Conec), pastor Éber Borges, foi o responsável em dirigir a devocional de sábado que seguiu com várias oficinas e a palestra sobre o combate a pedofilia.
Oficinas e palestras
Durante o encontro, quatro oficinas e duas palestras enriqueceram a programação. No sábado pela manhã, a subtenente Tânia Guerreiro falou sob o tema do "Combate a Pedofilia". Tânia é uma das maiores autoridades no assunto e esteve no último projeto evangelístico da 6ª Região - Julho Para Jesus -, onde ministrou sobre o mesmo tema.
A bispa designada pelo Colégio Episcopal para acompanhar o DNTC, bispa Marisa de Freitas Ferreira, deu posse à nova coordenadora e encerrou o encontro com a palestra "Crianças Unidas em Amor". Na fala da bispa, ela apontou a valorização da criança na bíblia desde o desenvolvimento infantil, tanto no Novo como no Antigo Testamentos.
Um apostila sob o tema Discipulado com Crianças foi distribuída aos participantes, além de desenvolverem trabalhos manuais para o Natal na oficina do projeto Sombra e Água Fresca. Música com vários materiais reciclados e o lançamento da Revista Crescer (0-3 anos) também tiveram seus espaços.
Trajetória
Ao assumir a coordenação do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças em setembro de 2007, Elci Lima, se sente realizada ao deixar a coordenação. "Foi um tempo muito proveitoso, de crescimento e compartilhar entre as regiões. Pude perceber junto às coordenadoras regionais que temos problemas comuns", disse.
Para Elci, os seis anos à frente do departamento mostrou que em diferentes realidades regionais e missionárias, os problemas são os mesmos, mas a conexionalidade faz toda a diferença. "A troca de experiências entre as regiões foi fundamental para que o departamento fosse adiante. É muito bom passar à frente essa responsabilidade para uma pessoa competente", finalizou.
Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
SALMOS 50.23