A organização humanitária britânica evangélica, Tearfund, oferece um roteiro, em português, com orientações para igrejas agirem em situações de desastres em seu bairro ou município. Bem útil em tempos de enchentes e desmoronamentos, desabrigados e famílias enlutadas em meio a escombros de prédios e casas que foram abaixo, por todo o Brasil.
Segundo a Tearfund: "A pobreza é um dos fatores-chave que fazem com que os desastres tenham um impacto devastador. É essencial ajudar as igrejas e as suas comunidades na prevenção dos desastres, na redução do seu impacto e na reconstrução dos meios de sobrevivência e das comunidades depois dos desastres". Para os especialistas britânicos, acostumados a acompanhar eventos assim por todo o mundo, "o trabalho de gestão de desastres pode ser muito bem feito quando as igrejas locais e as suas comunidades trabalham juntas com ONGs e agências especializadas de assistência. Esta seção nos ajuda a refletir sobre os pontos fortes e fracos da igreja na área de gestão de desastres".
Leia mais sobre o tema "igreja local na gestão de desastres", manual da Tearfund.
Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
SALMOS 50.23