Por Sueleide Costa, Coordenadora de Ação Social da Remne
Nos últimos dias temos lido reportagens que trazem informações sobre a seca em nosso Nordeste, tais como: “com maior seca em décadas, Nordeste revive era de êxodo e fuga do campo”, “Seca arrasa plantações no sertão nordestino e faz preço de milho e feijão disparar”, "Seca se agrava, e sertanejos já sofrem com falta de alimentos no Nordeste", etc. Estas matérias nos falam da situação desoladora em que a Região Nordeste está vivendo, diante de uma das maiores secas das últimas décadas.
O gado está morrendo, a água secando, em muitos lugares já se perderam as plantações. Quando nos voltamos para as Escrituras, podemos ver que o profeta Joel foi levantado por Deus para transmitir a Sua Palavra ao povo de Israel em um momento de crise, causada principalmente pela seca.Entretanto, a crise não era só econômica, mas também política e espiritual.
Clamor e esperança
Ao olharmos para aquele momento em que o servo de Deus pregou, devemos perguntar: o que nos ensina a mensagem do profeta Joel? A mensagem da seca nos ensina que diante da lamentável situação devemos clamar a Deus (Joel 1:14-19).
Que o Senhor levante intercessores que se coloquem na brecha da oração e ação em favor do Nordeste brasileiro. Louvo e agradeço a Deus pela vida das irmãs e dos irmãos que Deus tem levantado para tentar minimizar a dor do povo nordestino.
Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
SALMOS 50.23