E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito" (1 Sm 12.23).
Aos intercessores/as da REMNE.
Ouvi uma pregação da Dra. Edmeia williams, cujo teor referia-se ao sobre o texto de Neemias, quando o mesmo ouviu a noticia do seu povo e como se encontrava.
“Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: "Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo".Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus”. Neemias 1:2-4
Lembrei que tivemos uma serie de cartas pastorais escritas pela nossa Bispa sobre o livro de Neemias, e que em um dos nossos concílios regionais (se não estou equivocado 2010) celebrou-se um compromisso de reconstrução dos muros da missão nordestina.
O comentário da Dra. Edmeia, enfoca que muitos/as de nós adquirimos o espírito de Hanani, (aquele/a que não se incomoda mais com más noticias, não chora, nem lamenta, o rogo não existe mais. Quanto ao jejum e oração, se o fazem, são por muitas vezes, motivos próprios). Assim, corroboro com ela. É TEMPO DE ACORDAR.
Um texto que vem me impactando há certo tempo é o de Atos 3:19-21.
Arrependam-se, pois, e volte-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,
para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus. É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas. (At 3. 19:21)
Diante do acima exposto, entendo essa palavra por três pontos, a saber:
1º Arrependimento, muitas vezes a igreja só o faz em dia de ceia, e de uma forma rasa e rápida. Precisamos entrar em um ESTADO diário de arrependimento.
2º Tempo de descanso penso que uma das estratégias do inimigo é minar, esgotar e causar uma falência múltipla no corpo (igreja), pois poucos/as seguram a maior parte da carga, a intercessória.
3º Restauração - é o que buscamos e queremos, e deve começar com nossos propósitos, identidade e missão, trazendo as verdades do Reino para dentro de nós.
Precisamos voltar a ter o mesmo sentimento que Neemias teve ao ouvir notícias do seu povo. Como nos portamos diante das noticia determina o quanto estamos envolvidos no corpo, e quanto estamos dispostos a pagar por ele, em intercessão.
Pensando nisso, gostaria de convocar a toda REMNE não para mais um movimento de intercessão, mas para buscar a implantação de algo específico quanto à responsabilidade de uma intercessão direta pelos motivos da REMNE. A proposta aqui é resgatarmos um estilo de vida sistemática de oração, intercessão e jejum.
Soltos/as como estamos somos um punhado de areia, mas juntos/as nos transformamos em rocha (alicerçados na Rocha). Penso que devemos ir alem da comunhão e partirmos para uma verdadeira unidade, e decidindo investir nessa unidade.
Dessa vez decidi colocar em anexo um breve estudo ou base para esta etapa. Espero que apesar de simples, venha trazer mais conforto sobre falamos a mesma língua (mas deixando aberto para sugestões e criticas).
Brevíssimo Estudo
VERDADE PRÁTICA
Orar é preciso; interceder é a obrigação de todo o povo de DEUS. Orar porque precisa orar não é mais do que fazer apenas o que se tem que fazer, mas interceder é demonstrar amor, é corresponder ao apelo do Espírito SANTO.
TEMOS DOIS INTERCESSORES A QUEM BUSCAR:
JESUS É NOSSO INTERCESSOR NO CÉU:
Rm 8.34 - Quem os condenará? Pois é CRISTO quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de DEUS, e também intercede por nós.
Hb 2.18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
O ESPÍRITO SANTO É NOSSO INTERCESSOR NA TERRA:
(Rm 8.26,27) - E da mesma maneira também o ESPÍRITO ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo ESPÍRITO intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do ESPÍRITO; e é ele que segundo DEUS intercede pelos santos.
Definição de Intercessão:
Interceder é colocar-se no lugar de/a outro/a e pleitear a sua causa, como se fora sua própria. É estar entre DEUS e as pessoas, a favor destas, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que se luta em oração até que chegue a vitória na vida daquele/a por quem se intercede.
Há muitas definições que nós poderíamos dar sobre intercessão. A mais simples está na Bíblia: "Orai uns/umas pelos/as outros/as" (Tg. 5:16). Ela está cheia de exemplos: Abraão suplicou por Ló e este foi liberto da destruição de Sodoma e Gomorra; Moisés intercedeu por Israel apóstata e foi ouvido; Samuel orou constantemente pela nação; Daniel orou pela libertação do seu povo do cativeiro; Davi suplicou pelo povo; CRISTO rogou por Seus discípulos e fez especial intercessão por Pedro; Paulo é exemplo de constante intercessão. Toda a Igreja é chamada ao fascinante ministério da intercessão.
O/A intercessor/a é o/a que vai a DEUS não por causa de si mesmo/a, mas por causa dos/as outros/as. Ele/a se coloca numa posição de sacerdote/isa, entre DEUS e o/a homem/mulher, para pleitear a causa destes/as.
Intercessão é dar à luz no reino do espírito às promessas e propósitos de DEUS. É uma oração para que a vontade de DEUS seja feita na vida de outros/as; é descobrir o que está no coração de DEUS e orar para que isso se manifeste.
DEUS levanta hoje um verdadeiro exército de intercessores/as. Ele está para trazer à Terra o maior derramamento do ESPÍRITO já testemunhado. Para tanto, Seu ESPÍRITO traz ao Corpo de CRISTO um peso de intercessão, pois a oração intercessória é a ferramenta usada por Ele para manifesta-se na vida da humanidade com Seus poderosos feitos.
Interceder é ver a necessidade da intervenção de DEUS nas mais diversas situações. É captar a mente de CRISTO, de modo a ver as circunstâncias como CRISTO as vê, e unir-se a Ele em súplica para que DEUS se mova de tal maneira que sua vontade e seu propósito sejam cumpridos nas vidas das pessoas e das nações.
Etimologia da Palavra
Etimologicamente, podemos considerar a palavra no hebraico, grego e português. É interessante estudarmos o significado das palavras nas línguas originais, porque em assim fazendo temos um entendimento melhor do que elas significam. Por exemplo, paga (hebraico) - Vem da raiz de uma palavra que significa "colidir pela violência". Paga segundo a Concordância de Strong, quer dizer: "colidir, encontrar, por acidente ou violência, ou (figuradamente) pela importunação. Vir (entre), suplicar, cair (sobre), fazer intercessão, interceder, pleitear, prostrar, encontrar com (juntos), suplicar, orar, alcançar, correr". É esta a palavra usada em Is. 55:12; Jr. 7:16; 27:18; 36:25.
O Léxico Hebraico-Caldeu do Velho Testamento, de H.W.F. Gesenius, ressalta vários significados existentes na raiz da palavra. Destacamos: "Vir sobre ou contra, quer de propósito ou acidentalmente, quer violenta ou levemente; num bom sentido, assaltar alguém com petições, orações; instá-lo; encontrar-se com; alcançar alguém; fazer uma aliança com alguém...”.
Interessantes são também as expressões: "colocar-se na brecha", para defender alguém (Ez. 13:5; 22:30; SI. 106:23) e "erguer um muro em torno de alguém" (Ez. 13:6; 22:30).
Ënteuxis (grego) - (substantivo) De acordo com W. E. Vine, em seu Expository Dictionary of the New Testament Words, "primariamente denota encontrar-se com; então, uma conversação; uma petição; é um termo técnico de aproximação de um rei, bem como para a aproximação de DEUS em intercessão; é traduzido para oração em I Tm. 4:5 e no plural em I Tm. 2:1 (isto é, procurando a presença e ouvindo de DEUS a favor de outros).
Entugchano (grego) - (verbo) Segundo W. E. Vine, "primariamente harmonizar-se com, encontrar-se com o fim de conversar; então, fazer petição, especialmente intercessão, pleitear com uma pessoa, tanto a favor quanto contra outros;
(a) contra: At. 25:24; Rm. 11:2;
(b) a favor: Rm. 8:27,34; Hb. 7:25.
Huperentugcha (no grego) - Interceder a favor de; fazer intercessão por.
Interceder, segundo o Dicionário de Aurélio, é "pedir, rogar, suplicar (por outrem); intervir (a favor de alguém ou de algo)"
O Dicionário da Bíblia, de Nelson, declara: "O ato de peticionar a DEUS ou orar a favor de outra pessoa ou grupo."
SEGUE SUGESTÃO DE ESQUEMA OU ESTRATEGIA. AÍ NÃO SE ENCONTRA O ESTUDO SOBRE OS TRÊS NIVEIS DE INTERCESSÃO, ESTE MATERIAL É MINISTRADO NAS IGREJAS LOCAIS UM FIM DE SEMANA, HAVENDO INTERESSE PODE CONTACTAR CONOSCO.
A intenção é que as igrejas através da sua liderança local mobilize de acordo com sua realidade esta convocação à prática da intercessão, oração e jejum de uma forma coordenada com direcionamento dado pela REMNE, buscando uma unidade na intercessão, oração e jejum.
É fato de que este ato não poderá ser movido por imposição ou regra, não funciona assim, mas trabalhar as igrejas locais, congregações e pontos missionários, grupos de crescimento, ou em atividades que envolvem todos os grupos societários da igreja.
É bem verdade que toda liderança deverá cobrar e ser cobrada quanto ao recebimento e à execução desta convocação, pois sem isso ficamos soltos/as.
A lista de pedidos será construída a partir das necessidades já existentes e outras mais que as próprias igrejas trarão, através dos/as lideres.
Vale resaltar que a dinâmica fica a critério de cada igreja local, e seu/sua líder deve verificar junto aos/às seus/suas liderados/as quanto à forma de proceder.
Mas no mínimo uns cultos por semana com esta finalidade; como exemplo a central de vitoria da conquista implantou um culto toda quarta a tarde sobre a responsabilidade do ministério de intercessão da igreja local, com a finalidade de interceder, orar e jejuar, tem sido uma benção.
Creio que outras sugestões surgiram.
E quando começará?
Os grupos que já estão orando devem apenas receber orientações dos motivos de oração, e quem precisa se mobilizar terá até 20 de outubro para a mobilização. Estou à disposição para auxílio e dúvidas.
Meus números de Tel: Tim 77-9148-9083 Oi 77- 8809-1995 fixo 77- 3082-3773
Forte abraço
Helder Bastos
Coordenador regional de intercessão
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico
Lamentação e Confissão (14.11-22)
"Jeremias aqui deu vazão à sua tristeza a respeito do estado da nação. Mas, de alguma maneira, a angústia do profeta também é uma expressão da profunda tristeza de DEUS. 'Os meus olhos derramem lágrimas de noite e de dia [...] a virgem, filha do meu povo, está ferida [...] de chaga mui dolorosa' (v.17). Ele então descreve os resultados da seca: guerra civil, saques e morte. Se alguém se arrisca ir ao campo, acaba vendo os mortos pela espada; no interior da cidade as pessoas estão debilitadas pela fome e doença. A todo instante os falsos profetas e sacerdotes trafegam em pseudosantidade' pela terra (veja v.18, NVI). Há maldade, frustração e morte por toda parte.
Talvez encorajado pela própria tristeza de DEUS a intervir em favor da nação, o profeta irrompe em novas lamentações. Ele pergunta se a misericórdia e a cura ainda podem ser obtidas: 'De todo rejeitaste tu a Judá? (v.19). Com um clamor amargo, ele confessa a maldade dos pais (v.20), e então lembra a DEUS do risco do seu próprio nome e lhe roga lembrar-se do seu concerto com a nação. Jeremias alegremente reconhece que o Senhor é o único DEUS: Haverá, porventura, entre as vaidades dos gentios, alguma que faça chover?' (v.22). O profeta está convencido de que há esperança somente no DEUS vivo. Ele declara sua intenção de esperar no Senhor até que sua petição seja atendida" (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 4: Isaías a Daniel. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 299).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Sociológico
A devastação da seca (14.1-6) - "Uma seca amedrontadora deu ao profeta a oportunidade de ensinar algumas lições morais ao povo. A data da seca não pode ser fixada, mas os horrores dela são descritos em termos gráficos. Toda a terra chorava e o clamor de Jerusalém vai subindo (2). Andam de luto até ao chão também podem ser entendido como: 'Seus habitantes se lamentam, prostrados no chão!' (NVI). O rico e o pobre, homens e animais, sofrem porque não encontram água; os pequenos (servos) retornam com seus cântaros vazios (3). A terra se fendeu ('rachou', ASV), pois que não há chuva (4). As servas (corças) abandonaram suas crias recém-nascidas, porquanto não há erva (5). Os olhos vitrificados e o respirar ofegante dos animais selvagens revelam a terrível situação da terra. Jeremias evidentemente acredita que essa calamidade natural veio sobre o povo como resultado direto do seu pecado" (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 4: Isaías a Daniel. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 298).
Subsídio Devocional
Apelos vazios (14.21) - "O povo de Judá fundamentava sua esperança de alívio em um apelo a DEUS para que agisse. 1) por amor ao seu nome, 2) pelo seu templo, isto é, seu 'trono glorioso', e 3) por sua aliança. Por que a alegação era vazia? Porque a idolatria desenfreada de Israel levara o nome de DEUS à lama. Seu templo fora maculado por aqueles que supunham poder pecar e continuar louvando ao Senhor, como se nada de errado estivesse ocorrendo. Ademais, sua aliança fora quebrada justamente por aqueles que agora fazem reivindicação. Vai chegar a hora em que somente o julgamento é capaz de preservar a honra de DEUS" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.457).
Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
LUCAS 17.15