Acontece:
Translate:

Programa de Orientação Vocacional: conquistas de 2010 e desafios para 2011






Untitled document

Pra. Gilmara Michael*                                                                   

Vocação Pastoral. Sobre este assunto destaca o revmo. Bispo Stanley: “É o chamado de Deus para o exercício de um ministério. O vocacionamento acontece em uma comunidade concreta e alcança uma pessoa concreta que tem dons, talentos, expectativas...” (extraído do site: http://www.metodista.org.br/).

O ano de 2010 está chegando ao fim, mas marcou grandemente a vida de algumas pessoas em nossa região, especialmente pelo início de uma caminhada longa rumo ao ministério pastoral. Estamos falando de homens e mulheres vocacionados/a por Deus para exercer um ministério de suma importância na vida da Igreja Metodista no nordeste. Eles e elas ingressaram no POV – Programa de Orientação Vocacional oferecido pelo CEMENE – Centro Metodista de Educação do Nordeste, Recife/PE. O Programa é uma exigência da Igreja Metodista para quem deseja ser pastor ou pastora.

Possui um regulamento específico e tem por objetivo “acompanhar os/as leigos/as que se candidatam aos Cursos de Teologia e que aspirem, ao final de sua formação acadêmica, se candidatar ao ministério pastoral da Igreja. Seu objetivo é de desenvolver a consciência vocacional do/a candidato, posicioná-lo/a frente aos desafios da missão/vocação de “ser pastor/a” na realidade da Igreja Metodista no Brasil e na Região Eclesiástica de origem, bem como possibilitar, aos diversos segmentos da Igreja, o conhecimento dos sinais que atestam a vocação dos/as candidatos/as e suas potencialidades” (Regulamento do POV, Igreja Metodista - Sede Nacional, 2006).

Na REMNE é a primeira vez que o CEMENE oferece este acompanhamento aos candidatos/a aos estudos teológicos. Anos atrás o POV era conhecido como pré-teológico e não possuía regulamento próprio nem atividades especificas para o acompanhamento dos/a vocacionados/a. Em 2010 o CEMENE acompanhou 9 (nove) candidatos/a de vários distritos da região nordeste:  Ana Cristina Jesus dos Santos, Ricardo Silva dos Santos Durães, Rosimeire Santos Conceição (Distritos 6), Ricardo Aurélio Madeira Marinho (Distrito 5), Georg Roberto Emmerich, Gutemberg Ferreira Santos, Ricardo José Viana, Antonio Fernando Batista e Suênio Pereira da Silva. (Distrito 4).

O POV aconteceu seguindo uma agenda de encontros bimestrais e um currículo variado de disciplinas com conteúdo regulamentado pelo Colégio dos/a Bispos e da Bispa, visando o aprofundamento do/a candidato/a em relação ao seu chamado. Os encontros do POV 2010 contaram ainda com a mediação de pastores/a do Distrito NE 2 que contribuíram na ministração das aulas e de outras atividades. Duas psicólogas supervisionaram e entrevistaram os/a candidato/a em momentos distintos, oferecendo ainda atividade específica nessa área. Os/a pastores/as bem como as comunidades também participaram ativamente de todo o processo de avaliação desses irmãos e irmãs e em momento oportuno encaminharam suas apreciações mediante relatório avaliativo aplicado junto aos concílios locais.

Para 2011 o CEMENE continuará a oferecer o Programa de Orientação Vocacional implementando novas disciplinas e a forma de acompanhamento. As pessoas interessadas devem procurar antes de tudo o/a pastor/a da sua igreja local e compartilhar sobre seu chamado; as informações sobre o POV seguem no site da região nordeste. 

Destaques:
“O Programa de Orientação Vocacional (POV) nos dá a oportunidade de refletir profundamente... especialmente sobre o ardor missionário e sua confirmação em nossos corações... tivemos momentos inesquecíveis, onde trocamos experiências e aprendemos lidar com os desafios do ministério, sabendo acima de tudo que o Senhor está conosco”. (candidato Gutemberg, Igreja Metodista em Jardim América, ovelha do pastor Frederico Franz em CG/PB – o candidato optou pelo curso de Teologia EaD em polo regional).

“O período em que participei do POV, sem dúvida foi muito proveitoso, pois me ajudou a cerca da convicção do meu chamado, confirmando ainda mais o que Deus tem para a minha vida. Foi uma experiência que não irei esquecer. A troca de conhecimentos com os/a colegas, as orientações dos/a professores/a e pastores/a que se dispuseram a nos ensinar e ajudar nesse momento tão especial de nossas vidas... cada disciplina estudada acrescentou muito no meu conhecimento especialmente os ,estudos sobre a história da nossa Igreja e como desenvolver uma liturgia, as pregações, bem como a  entrevista com a psicóloga. Que o trabalho com as próximas turmas sejam ainda melhores,para a glória de Deus. (Ana Cristina Jesus dos Santos, é membro da Igreja Metodista em Parque Setúbal, SA/BA e ovelha do pastor Misael Gomes da Cruz. Ela prestará vestibular na Universidade Metodista de São Paulo em dezembro de 2010).     
 

A revda. Gilmara Michael Oliveira é diretora do Centro Metodista de Educação do Nordeste (CEMENE)




EXPOSITOR CRISTÃO

Missão
Leia as informações da Igreja Metodista no Brasil. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus;


APOCALIPSE 19.1

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 99758.6510
Desenvolvido por: