Acontece:
Translate:
Compartilhe:

VOLUNTEERS IN MISSION - Espaço Missionário






Untitled document

 

VOLUNTÁRIOS EM MISSÃO E O ARDOR MISSIONÁRIO 

           O ardor missionário e a vontade de transformar o mundo têm trazido ao longo dos anos diversos grupos de voluntários das Igrejas Metodistas Americanas ao Brasil. A parceria com a REMNE já dura muitos anos e tem inspirado pessoas comuns como eu e você, a deixarem suas famílias, casas, atividades laborais e seu contexto de vida, para virem ao Brasil, particularmente ao Nordeste, região com maior índice de carência no país, para oferecer auxílio e colocar sua fé em ação.

            O programa Voluntários em Missão – VEM, é organizado pela Junta Global de Missões, que oferece às igrejas americanas, possibilidades de envolvimento com os campos missionários em áreas de risco ou carência extrema ao redor do mundo. Essas, por sua vez, através de suas equipes de missões, recrutam membros que desejam uma nova experiência missionária ou maior envolvimento cristão.

            O mais impressionante nisso tudo, é saber que os voluntários que se dispõe a vir se comprometem também no envolvimento em programas para arrecadação de fundos para investir nas diversas frentes de trabalho que serão desenvolvidas pelo grupo. A maioria deles fazem campanhas durante o ano e vendem em suas igrejas locais e em sua cidade, souvenirs, salgados, doces, tortas, jantar beneficentes e até vão de porta em porta ou em restaurantes pedir a gorjeta para missões. Além de todo esse trabalho, os voluntários ainda são responsáveis por seus próprios custos de viagem.

            “é uma experiência única e inesquecível”, diz Raymond Beeson, sobre sua primeira experiência em uma viagem missionária na Igreja Metodista em Jardim Armação, salvador/BA. “... fui acionado pela líder de missões de minha igreja pedindo ajuda para levantar fundos para o projeto no Brasil. Foi a primeira vez que ouvi falar desse programa. Comecei a me aprofundar, e mesmo temendo, aceitei participar. Depois, meu interesse cresceu quando vi outros amigos envolvidos com a causa. Daí, resolvi participar de forma mais ativa. Vindo ao Brasil com o grupo”, conta.

            Beth Horward, uma jovem de 19 anos, que se envolveu com um grupo de missões da Igreja Metodista do estado da Virgínia, conta que quando foi desafiada a vir por sua amiga Krystie, pensou que seria mais uma experiência como “mochileira”, nome dado aos viajantes freqüentes, que normalmente viajam em busca de novas  culturas. “... estava enganada. Desde quando começamos as campanhas e soube do que faríamos no Brasil, algo diferente começou a tomar conta do meu coração. Um amor especial.”, diz.

            “Ao ver as crianças no Nordeste, as necessidades de suas famílias e suas igrejas, não há como voltar pra casa e não pensar em voltar”, contou Damien Behazier em sua primeira vinda ao Brasil no ano passado, para a Igreja Metodista em Camaçari/BA.

O amor que tem impulsionado esses irmãos/as nos leva a perceber o fundamento da experiência do coração aquecido de Wesley. O mesmo Espírito que aqueceu o seu coração permanece aquecendo os nossos, trazendo paixão por vidas, ardor pela missão, e pelo propósito de ver vidas restauradas e renovadas.  

O suporte financeiro trazido pelos voluntários para as nossas igrejas e projetos no Brasil e na REMNE, têm sido de fundamental importância para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da missão. Em muitas localidades, a pobreza e as dificuldades enfrentadas pela igreja local são tamanhas, que começar ou concluir uma construção ou mesmo dar o pontapé inicial num pequeno projeto seria impossível sem o suporte dos voluntários. Para esses irmãos/as, ver o amor e o comprometimento com o qual os voluntários lidam com a missão, traz a tona, as verdades de quem são e de sua importância no Reino de Deus. “... mesmo quando nos sentimos tão pequenos num lugar como este, vemos o cuidado de Deus ao nos enviar reforço de irmãos de outra nacionalidade que estão pensando em nós e vieram para ver e viver nossa realidade”, conta a irmã Alcione, membro da Igreja Metodista em Barra de Jangada/PE, que generosamente abriu as portas de sua casa para acolher os voluntários/as, que trabalharam na construção de sua igreja.

Neste ano de 2014, os grupos que vieram ao Nordeste puderam conhecer mais sobre nossas igrejas, projetos, comunidades e principalmente, puderam se envolver e criar relacionamentos de amizade e carinho com o nosso povo. Entre os dias que passamos com os voluntários nas comunidades de fé, é relevante ver a comunhão gerada entre irmãos da própria igreja local que deixam de lado as diferenças se unem para garantir a melhor acolhida, e também os laços fraternos que são criados entre as partes. Mesmo não falando a mesma língua, os grupos voltam para a casa com muitos amigos/as, que através das redes sociais tentam manter contato e expressar seu carinho e gratidão aos irmãos/as.

 “Essa experiência me traz a memória o advento do Pentecostes. Muitas pessoas, línguas diferentes, envolvidas em um só objetivo. O avanço do Reino de Deus”, diz Gabriela Piloto no culto de despedida dos voluntários da igreja de Tuckston/GA, que estiveram em setembro na Igreja Metodista em Jardim Armação, Salvador/BA.

Para este ano, a vinda dos grupos se encerraram em outubro. Próximo ano, esperamos no Senhor, a vinda de mais grupos de diversas partes dos EUA para continuar a parceria em prol da missão e da expansão do Reino de Deus.

 

Alex Piloto

Coordenar Regional para Voluntários em Missões



Compartilhe:

EXPOSITOR CRISTÃO

Missão
Leia as informações da Igreja Metodista no Brasil. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?


JOÃO 11.26

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 99758.6510
Desenvolvido por: