Acontece:
Translate:

Pastores/a divulgam posicionamento sobre onda de violência no Rio Grande do Norte






Untitled document

DEUS, SARA A TERRA FERIDA!

 

“Por que razão me mostra a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.” Habacuque 1:3-4 

 

        Tendo como base o texto de Habacuque citado acima, desejo dar uma visão panorâmica do atual cenário no Rio Grande do Norte, mais precisamente em Natal, onde a minha Igreja está localizada e onde resido; mas expresso que esta é a realidade em todo o meu Estado - em cidades próximas e menores a situação se agrava ainda mais.

Inicio convidando você a reler o texto de Habacuque 1:3-4, no qual o profeta Habacuque traduz o sentimento da população aqui no Rio Grande do Norte, diante das constantes investidas da criminalidade e ausência de policiamento suficiente para deter a violência. Andamos em ruas desertas e o medo está no olhar da população. Um simples ato, como o de ir ao supermercado, se torna um desafio, pois após as 20 horas torna-se impossível fazer compras. A educação foi atingida fortemente: as escolas estão fechadas com frequência. Além disso, outros serviços essenciais públicos, tais como os da saúde, também têm fechado as portas por falta de segurança. Realmente são tempos difíceis, tempos de caos. 

Como evidência, cito um caso que aconteceu no último domingo entre nós, pessoas cristãs, quando pastores/as cancelaram os cultos em suas igrejas locais devido à violência e insegurança. Isto porque, como líderes, precisamos assegurar a integridade física de nosso povo, e como a maioria (ou boa parte) de suas comunidades de fé se localizam próximas às áreas periféricas, isso se faz necessário. Enfim, a falta de segurança pública afeta até mesmo a nossa manifestação de fé. Aonde os nossos líderes políticos deixaram a situação chegar?

É visível e sentido, até mesmo no ar, a existência de um clima de pânico instalado na nossa cidade e no todo o Estado. Como pastores/as estamos em oração e tentando seguir nossas atividades dentro da normalidade. No entanto, conviver com um clima de quase guerra civil, em que os sons predominantes são de sirenes e tiros, impossibilita essa sensação de paz e tranquilidade.

Nosso sentimento em relação ao caos que estamos vivendo traduz-se em certa sensação de impotência, contudo não perdemos a nossa esperança. E como afirma o profeta Habacuque: Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Hb3:17.

Precisamos também perceber que este caos é uma oportunidade de solidificarmos ainda mais nossa crença e fé no Senhorio de Cristo. Também seria o momento oportuno de, como Igreja de Cristo, nós, os/as pastores/as, aproveitarmos e nos unirmos em ofertarmos ao Estado, nitidamente falido de saídas para a violência. Um projeto real e sólido a ser trabalhado junto a pastoral carcerária, junto as homens e jovens carentes das periferias mais violentas e junto aos/às jovens infratores/as.

Esta crise vem nos mostrar, também, que estamos deixando essa lacuna, esse espaço, essa brecha como igreja. Sabemos que, mesmo se fossemos atuantes nesta área de clamor missionário, ainda assim a violência não seria exterminda, mas certamente este estado de violência seria reduzido. Em paralelo a isto, como igreja, também deveríamos efetuar oficialmente uma cobrança às nossas autoridades, no sentido de termos uma atuação mais satisfatória por parte da segurança pública, pois se somos os/as mordomos da criação, certamente temos propostas a oferecer, podendo dar nossa parcela de contribuição a cidadania e equilíbrio social aqui no Estado do Rio Grande do Norte.

 

Finalizamos pedindo a todos/as suas orações por nosso Estado,

Pastores e Pastoras do Distrito IV- Remne

 




EXPOSITOR CRISTÃO

Missão
Leia as informações da Igreja Metodista no Brasil. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.


MATEUS 19.17

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 99758.6510
Desenvolvido por: