Acontece:
Translate:

Concílio Regional: confira o resumo dos três dias de programação






Untitled document




O 19° Concílio Regional Remne aconteceu entre os dias 
27 e 29 de novembro, no Vela Branca Praia Hotel, em Recife - PE. Com o objetivo de rever as ações dos dois últimos anos e projetar a caminhada da Igreja para o próximo biênio, estiveram reunidos convidados/as da Área Nacional, delegados/as, pastores/as e presbíteros/as da Região, além da bispa Marisa de Freitas, do bispo Luiz Vergílio de do bispo Honorário Geoval Jacinto. 

Todos os momentos foram transmitidos ao vivo pelo canal da Remne no Youtube, sendo possível a qualquer interessado/a acompanhar a programação através de computadores e dispositivos móveis.


Sexta-feira

O culto de abertura oficial do Concílio foi realizado à tarde com louvor conduzido pelo rev. Edison Davi, coordenador regional de Música e Arte, e pregação da palaavra do pr. José Carlos - Cazé, da Igreja Metodista de Cabo Frio -RJ, sobre o tema "Confirma a obra das nossas mãos". A bispa Marisa finalizou o Culto de Abertura tranquilizando a Igreja e compartilhando sobre as dificuldades que viveu nas últimas semanas.

Logo após o intervalo foi dada posse ao presidente da Federação de Juvenis, André Araújo e ao vice-presidente, Caio Davi Pereira, eleitos no último Congresso de Jovens e Juvenis (Conjume). A mesa do Concílio foi composta logo em seguida pela bispa Marisa, que convidou o bispo Luiz Vergílio, o bispo Emérito Geoval Jacinto, o rev. André Nunes e o irmão Luis Fernando Moraes para tomar seus lugares. Em seguida foram apresentadas e discutidas as propostas para alteração do Regimento Interno.

Após a pausa para o jantar, iniciou-se o 2° período da sessão do dia, marcado pelo louvor dirigido por Mirtes Nunes, da Igreja Central de Recife (PE). Representando a Área Nacional, a pra. Andréia Fernandes, coordenadora nacional de Escola Dominical, trouxe a palavra "Ser discípula e discípulo no século XXI - Qual a obra a ser confirmada?"

Foi eleita também a mesa de indicação e revisto o regulamento da Região Missionária do Nordeste, além de votadas as alterações propostas pelos distritos. A bispa Marisa de Freitas leu o Relatório Episcopal e após um momento de intercessão por sua vida, chegou ao fim o primeiro dia de atividades.


Sábado

O segundo dia de Concílio começou com o rev. Davi Almeida liderando um período louvor. Logo após, a miss. Durvalina Bezerra pregou sobre a diferença entre vocação e profissão. Houve um momento reservado para intercessão pela eleição ao pastorado e presbiterado, que aconteceria poucos minutos depois.

Ainda durante a manhã a plenária fez considerações a respeito dos/das aspirantes ao presbiterado e pastorado e em seguida, com apenas um voto contrário à todos/a, foram eleitos/as os/as seguintes candidatos/as:

Para o Ministério Pastoral foram eleitos/a: Carlos da Silva, Gilmar Medeiros, Lucival Andrade e Rosely Vieira. Para Ordem Presbiteral os eleitos foram: Cícero Batista e Kléber Souza.

O bispo emérito Geoval Jacinto, ao lado da sua esposa, Vera Maria, falou sobre o trabalho desenvolvido na cidade de Petrolina-PE, onde residem atualmente. Após o intervalo para o almoço, a programação do Concílio foi retomada com um animado período de louvor; o Pr. Stuart Oliver liderou o momento. Posteriormente o irmão Luis Carlos Araújo fez a leitura do relatório da Coream e os superintendentes Distritais debateram o relatório financeiro apresentando pela Tesouraria Regional.

A tarde do segundo dia preosseguiu com o rev. Ricardo Pereira apresentando o trabalho que vem sendo realizado pelo Cemene e foi finalizada a eleição para a nova composição da Comissão Regional de Ação Missionária - Coream. Se juntaram à bispa Marisa de Freitas os seguintes nomes: 

Clérigos/as: André Luiz  (33 votos), Francisco Porto Júnior (31 votos) e Cícero Batista (28 votos).

Leigos/as: Gilmar Azevedo (27 votos), Josenaldo Vicente (24 votos), Jorge José da Silva (22 votos) e  Patrícia Monteiro (22 votos).

No início da noite o irmão Sebastião Castro, da 1ª Região Eclesiástica, fez a apresentaçao "Um bom modelo de gestão", com foco em resultados, liderança competente, interligação entre as partes e boa rotina. O rev. Dilson Soares, coordenador regional de Expansão Missionária, apresentou a proposta de autonomia financeira da Remne. Alguns conciliares pediram a palavra e debateram sobre os desdobramentos da aprovação da proposição, que tornaria os estados do Ceará, Maranhão e Alagoas em campos missionários. A proposta foi aprovada pela maioria dos/das presentes e será enviada ao Concílio Geral, que acontece no próximo ano.

O 3° período da II Sessão do Concílio iniciou-se logo após o jantar, com louvor dirigido pelo irmão Fliper. Em seguida o Distrito II trouxe ao Concílio o pedido de autonomia da Congregação em San Martin, no Recife. O SD Samuel Luiz, o rev. Porto Júnior e a evangelista Socorro Freire emocionaram os/as presentes com o testemunho do trabalho realizado no bairro e a proposta foi aprovada por unanimidade.  Mais uma igreja autônoma na Região Missionária do Nordeste; o Distrito II passa a ter três circuitos.

Momentos antes da divulgação dos eleitos para o episcopado, o rev. Emanoel Bezerra falou sobre a configuração regional do discipulado.  

Já se aproximava da meia noite quando foi fechada a lista tríplice dos presbíteros da Remne que concorrerão ao episcopado. Seguem os nomes:

- Rev. Dilson Soares, 36 votos, eleito no primeiro escrutínio

- Rev. André Nunes, 28 votos, eleito no primeiro escrutínio

- Rev. Porto Júnior, 30 votos, eleito no quarto escrutínio

- Bispa Marisa de Freitas confirmou que irá concorrer à reeleição

 

Domingo

O último dia de atividades no 19° Concílio Regional começou com o rev. Samuel Luiz ministrando um tempo de louvor com antigas canções. Em seguida o bispo Luís Vergílio ministrou uma palavra sobre "Santificação - Confirma os frutos" e a coordenadora regional de Ação Social, Sueleide Costa, falou sobre os 15 anos do Projeto Sombra e Água Fresca.


Foram lidas ainda as cartas enviadas por irmãos e irmãs que acompanharam o Concílio via internet e feitas
homenagens pela comissão de diplomacia, composta pela miss. Claudete Costa e pela irmã Ivoneide, da Igreja Central de Recife. Foi feita uma homenagem póstuma a Raísa Coutinho, filha da bispa Marisa, falecida no dia 7 de novembro.


Por volta das 12h foi dado início ao Culto do Encerramento, quando foi dada posse antecipada a Coream, que começa a atuar a partir do próximo ano.  celebrada. A Ceia do Senhor foi celebrada pela bispa Marisa de Freitas e pelos pastores aposentados João Ribeiro e Clero. Por fim, um dos momentos mais aguardados do Concílio: foram divulgadas as nomeações pastorais para o próximo biênio.

 

- Confira aqui os depoimentos do pr. Gilmar Medeiros e do rev. Cícero Batista, que durante o Concílio foram aprovados ao ministério pastoral e a Ordem Presbiteral.

O último dia de atividades no 19° Concílio Regional começou com o rev. Samuel Luiz ministrando um tempo de louvor com antigas canções. Em seguida o bispo Luís Vergílio ministrou uma palavra sobre "Santificação - Confirma os frutos" e a coordenadora regional de Ação Social, Sueleide Costa, falou sobre os 15 anos do Projeto Sombra e Água Fresca.

Foram lidas ainda as cartas enviadas pelos irmãs ao Concílio e feitas as homenagens pela comissão de diplomacia pela miss. Claudete e irmã Ivoneide, da ém de uma homenagem póstuma á filha da bispa Marisa, Raísa de Freitas, falecida no dia 7 de novembro deste ano. Por volta das 12h foi dado início ao Culto do Encerramento. Foi dada posse antecipada da Coream, que começa a atuar a partir do próximo ano e celebrada a Ceia do Senhor  pela bispa Marisa de Freitas ao lado dos pastores aposentados João Ribeiro e Clero. Por fim, foram divulgadas as nomeações. 




EXPOSITOR CRISTÃO

Missão
Leia as informações da Igreja Metodista no Brasil. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Vive o Senhor; bendita seja a minha rocha, e exaltado seja o Deus da minha salvação,


SALMOS 18.46

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 99758.6510
Desenvolvido por: