Manifestar os valores do Reino de Deus através de atos de amor e justiça, tanto em âmbito pessoal como comunitário. Este é o nosso papel como discípulos de Jesus e a convicção sobre a qual é conduzido um dos principais projetos da Igreja Metodista Central de Natal- RN.
Com o objetivo de servir a população do bairro onde a Igreja está inserida, o Pr. Georg Emmerich propôs um plano de capacitação profissional para os moradores que não têm condições de pagar por um curso. Estava lançada a semente. A partir disso, alguns membros se empenharam em fazê-la florescer e assim tornarem-se relevantes na perspectiva da missão integral. Nasceu então o Projeto Charis (termo grego que significa graça).
A Igreja já promovia, de forma esporádica, aulões preparatórios para o Exame Nacional de Ensino Médio - Enem. A partir de 2014, com o maior envolvimento de membros desejosos por colaborar com a missão através de suas capacidades profissionais, o projeto começou a tomar formas mais concretas. Além do conhecido cartunista Lúcio Oliveira, responsável pelas aulas de desenho, também há professores de informática, inglês e espanhol, todos com experiência em suas respectivas áreas. A partir desses quatro voluntários, o pontapé inicial foi dado para o Charis tomar rumos mais firmes.
Passada a etapa estrutural, o segundo passo foi a abertura das matrículas. Hoje o projeto atende 50 alunos, entre estudantes da rede pública de ensino e membros da igreja que não podem custear um curso. O objetivo é alcançar 100 pessoas. Para isso, já está em análise a possibilidade de criar outra sala, pois no momento o projeto é desenvolvido em apenas um ambiente - a mesma onde acontecem as reuniões da Clam. “É um local pequeno, onde três dos quatro cursos acontecem”, revelou o Pastor.
O planejamento pedagógico dos cursos é elaborado com antecedência pelos próprios professores. As aulas são dadas por módulos, que podem ser semestrais ou anuais e contam também com avaliações. Apesar de não ser uma exigência e o projeto estar aberto para outros voluntários, atualmente todos os professores são membros da Igreja. “A proposta é traduzir para a comunidade a preocupação da Igreja Metodista em Natal com os adolescentes e jovens que estão excluídos e não têm acesso a uma educação profissional de qualidade”, concluiu o Pastor Georg.
Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
LUCAS 17.15