Acontece:
Translate:

Igreja Metodista emite pronunciamento sobre Decisão do STF com relação ao aborto






Untitled document

“Tu formaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe” – Salmo 139.13 “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” - Salmo 24:1

Nós, Bispa e Bispos da Igreja Metodista em terras brasileiras, manifestamos publicamente com relação à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que abre precedente para a descriminalização do aborto no Brasil. Nos dirigimos especialmente à comissão especial criada pelo Deputado Rodrigo Maia no dia 29 de novembro de 2016, para legislar sobre o tema com a intenção de incluir uma regra clara na Constituição com relação a interrupção da gravidez.

Em 2007, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista emitiu um pronunciamento sobre a questão, posicionando-se contrário à prática do aborto, pressupondo o procedimento em casos extremos pontuados claramente no documento. Reafirmamos que a vida é dom de Deus, portanto deve ser preservada desde a sua concepção.

O texto destaca ainda a importância de oferecer às mulheres brasileiras como forma de prevenção:

- Educação sexual;
- Renda familiar justa;
- Acesso ao controle de natalidade (não abortivo);
- Suporte digno ao ato maravilhoso de “dar à luz”.

Infelizmente, mesmo depois de quase dez anos da emissão do pronunciamento citado, ainda há registros alarmantes de mulheres, principalmente em regiões empobrecidas, para as quais ainda não é ofertado pelo estado esse suporte mínimo, o que faz com que a questão do aborto ainda represente um problema não apenas moral e ético, mas de saúde pública. As perspectivas de melhoras referente à essa realidade não são animadoras quando lembramos que os investimentos na área da saúde pública estão prestes a serem congelados por 20 anos.

Não podemos ignorar que o STF julgava um caso de aborto clandestino na decisão que gerou a polêmica e desencadeou a discussão no Legislativo. Da mesma forma, não ignoramos que mulheres com algum poder aquisitivo acessam procedimentos seguros em clínicas particulares e abortam confidencialmente, enquanto a criminalização e o risco de morte se restringem às mulheres pobres ou sem acesso aos recursos básicos mencionados, e que muitas vezes em desespero, buscam clínicas clandestinas colocando em risco a própria vida.

Aos que compõe a comissão que tratará o delicado assunto na Câmara dos Deputados, ressaltamos que a discussão será irrelevante se ignorar essa clara injustiça social, ou se levar em consideração apenas questões éticas, morais e religiosas, sem analisar a discriminação óbvia que os procedimentos apresentam hoje para as mulheres pobres.

Às comunidades de fé, lembramos que cada Igreja Metodista deve ser um lugar acolhedor e disposto a oferecer cuidado e informação para mulheres que, independente do motivo, precisam de ajuda para tomar uma decisão segura e consciente, ensinando sempre sobre a vida como valor absoluto. Tanto a vida da criança, quanto a vida da mulher. A igreja é Comunidade missionária a serviço do povo, espalhando a santidade bíblica sobre toda a terra. Esforços e recursos precisam voltar-se para esta base missionária (PNM 2012-2016).

Pelas realidade citadas o povo metodista brasileiro condena tenazmente esta decisão e se propõe a combater a mesma com determinação e orientação ao povo, pois entende que a vida desde a sua concepção pertence a Deus e como Igreja defenderemos o direito à vida de todos e todas.



São Paulo, 01 de dezembro de 2016
Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil 2012-2016

Bispo Adonias Pereira do Lago – Presidente do Colégio Episcopal
Bispo João Carlos Lopes - Vice-Presidente do Colégio Episcopal
Bispa Marisa De Freitas Ferreira – Secretária do Colégio Episcopal
Bispo Paulo Tarso De Oliveira Lockmann
Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa
Bispo José Carlos Peres
Bispo Roberto Alves de Souza
Bispo Carlos Alberto Tavares Alves -




EXPOSITOR CRISTÃO

Missão
Leia as informações da Igreja Metodista no Brasil. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário.


LUCAS 12.23

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 99758.6510
Desenvolvido por: