Acontece:
Translate:

Artigo: A igreja e o Combate ao Trabalho Infantil






Untitled document

 

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. A Constituição Brasileira é clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14 anos. Algumas formas de trabalho infantil ainda são consideradas crimes.
Esse tipo de  exploração é comum em países subdesenvolvidos, no Brasil este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.
Como já era de se esperar, o trabalho infantil ainda é predominantemente agrícola. Cerca de 36,5% das crianças estão em granjas, sítios e fazendas, 24,5% em lojas e fábricas. No Nordeste, 46,5% aparecem trabalhando em fazendas e sítios. É uma marca muito forte na nossa região do Nordeste e um grande problema social no nosso país. Milhares de crianças deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, em regime de exploração, quase de escravidão, já que muitos deles não chegam a receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos. Uma das drásticas consequências do trabalho infanfil, é a evasão escolar, o abandono ou baixo rendimento escolar, consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar sub-empregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil. 
Diante desta dura realidade enfrentada por nossas crianças e adolescentes, neste último domingo, dia 12 de Junho, Dia de Combate ao Trabalho Infantil, duas equipes que trabalham com crianças, ( Igreja Metodista em Araçoiaba e Nova Descoberta ) tiveram um momento para refletir esta problemática e dizer que queremos que nossos pequeninos tenham suas vidas preservadas e uma infância saudável, respeitando todas as etapas do seu crescimento. Lutemos por justiça, desde já!

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. A Constituição Brasileira é clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14 anos. Algumas formas de trabalho infantil ainda são consideradas crimes.

Esse tipo de  exploração é comum em países subdesenvolvidos. No Brasil este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores. Mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.

Como já era de se esperar, o trabalho infantil ainda é predominantemente agrícola. Cerca de 36,5% das crianças estão em granjas, sítios e fazendas; 24,5% em lojas e fábricas. No Nordeste, 46,5% aparecem trabalhando em fazendas e sítios.

É uma marca muito forte na nossa região e um grande problema social no nosso país. Milhares de crianças deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, em regime de exploração, quase de escravidão, já que muitos deles não chegam a receber remuneração alguma.

Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos. Uma das drásticas consequências do trabalho infanfil, é a evasão escolar, o abandono ou baixo rendimento escolar, consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar sub-empregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil. 

Diante desta dura realidade enfrentada por nossas crianças e adolescentes, neste último domingo, dia 12 de Junho, Dia de Combate ao Trabalho Infantil, duas equipes que trabalham com crianças ( Igreja Metodista em Araçoiaba e Nova Descoberta) tiveram um momento para refletir esta problemática e dizer que queremos que nossos pequeninos tenham suas vidas preservadas e uma infância saudável, respeitando todas as etapas do seu crescimento. Lutemos por justiça, desde já! 

Zíbia Acsa do Carmo Silva
Coordenadora distrital do Trabalho com Crianças - Dne2




EXPOSITOR CRISTÃO

Missão
Leia as informações da Igreja Metodista no Brasil. Uma comunidade de fé a serviço do povo. Missão, evangelização, amor e trabalho.

Vídeos

Remne no Youtube
Uma fé vibrante e um povo forte. Confira o trabalho desenvolvido no Nordeste brasileiro.

Busca de Conteúdos no Portal

Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?


JOÃO 11.26

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária do Nordeste
Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331, Parnamirim - CEP 52060-140 - Recife - PE - Fone: 81 99758.6510
Desenvolvido por: